Espelhos

Voçê é capaz de acordar pela manhã e encarar o espelho sem nenhum temor ou voçê lava o rosto, penteia o cabelo, como um ato condicionado ? O escritor Ruben Alves fala que “nem todos sabem o que são espelhos” e “que vez por outra tambem nos assustamos ao ver nossa propria imagem, refletinda num espelho”.

Se voçê reparar bem, o espelho sempre esta a comunicar-se. Ele te diz como anda seu humor, mostra a linha do tempo e entre muitas coisas pode te censurar. O espelho é a consciencia que vemos.

Não é todo dia que tenho coragem de encarar o espelho. Se na noite passada fui a um rodizio de pizza ou  numa churrascaria e intupi-me de carne do sol, evito terminantemente olhar-me de corpo inteiro. Se fiz mal a alguem e isso me deixou muito triste a imagem que vejo refletida é terrivel. O que vejo é uma imagem triste, fria e sem vida ( pensando bem até que esta imagem é boa, porque se estivesse normal, daria a entender que a pessoa que causou o mal não sente-se arrependida).

O espelho está ultimamente mostrando-me rugas, alguns cabelos brancos, bem como fios brancos em minha barba. Meus olhos já estão com menos brilho e meu pescoço está ficando mais flácido. Acho terrivel isso ? Claro que não. É o sentido normal de tudo.

Espelhos são ambivalentes. Esta, em minha opinião, é sua maior caracteristica. Se voçê teve uma otima noite de sono, após assistir A CONDESSA DE HONG KONG do Chaplin e consequentemente em seus sonhos Sophia Loren esta a fazer carinho em seu couro cabeludo com uma mão e em seu rosto com a outra, pode na manhã seguinte escovar seus dentes e lavar o rosto sem nenhum receio de ver sua imagem refletida. Já se voçê na sexta feira as 8 da manhã tem uma reunião importantissima com um de seus maiores cliente e na noite anterior foi para um forró, tomou 10 cervejas, dançou com uma menina que estava tomando caipirinha e voçê aproveitou e tomou junto com ela e detonou 1 carteira e meia de cigarros, convém pedir a alguem que entre no banheiro primeiro que voçê e retire o espelho o quanto antes, caso contrario são grandes as possibilidades de seu cliente espera-lo até as 10 da manhã e ainda assim voçê não aparecer.

Já tive diversas experiências com espelhos e posso assegurar que com o passar dos anos, eles para mim cada vez mais deixam de serem objetos que simplesmente refletem nossa imagem, para tornar-se confidente, alguém que voçê mostrar-se e conversar. Alguem que não irá calar-se as mentiras. Alguem que irá ficar radiante de felicidade com voçe, quando estiveres feliz.

Esta entrada foi publicada em Sem-categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário